PARIS, FRANÇA

NOVA DESLUMBRANTE ORG IDEAL DE SCIENTOLOGY BRILHA EM PARIS, A CIDADE DAS LUZES

6 DE ABRIL DE 2024

A Igreja de Scientology inaugurou uma nova Organização Ideal espetacular num evento e numa localização como nenhuma outra, oferecendo uma verdadeira liberdade espiritual na capital global da cultura, marcando o capítulo mais recente e surpreendente da expansão da religião com uma Inauguração que foi verdadeiramente magnifique.

A Torre Eiffel. O Arco do Triunfo. O Louvre. O rio Sena. As Olimpíadas de verão.

Agora, na lista de coisas que as pessoas devem ver em Paris, adicione a impressionante obra‑prima arquitetónica e espiritual de vidro e madeira de seis andares que é a Igreja Ideal de Scientology e o Centro de Celebridades de Grand Paris.

Numa deslumbrante tarde de sábado que demorou anos a ser feita, as paredes e o chão do seu grande auditório de última geração estavam a tremer de alegria e júbilo conforme as personalidades da Associação Internacional de Scientologists (IAS) que viajaram de todo o mundo se reuniram para este evento único. Eles juntaram‑se aos Humanitários franceses e às legiões desses parisienses ilustres, cujos esforços resultaram nesta realização impressionante, que é agora um tesouro para todos.

A assistência aplaudiu vez após vez, primeiro pela música ao vivo que iniciou as festividades, depois pelos discursos de líderes cívicos que, agradável e graciosamente, acolheram a abertura da Igreja.

Refletindo a natureza momentosa da ocasião, o Sr. David Miscavige presidiu a cerimónia histórica em honra da gloriosa nova Igreja de Scientology e do Centro de Celebridades de Grand Paris.

Mas as ovações mais fortes, tanto dentro como por todo o local onde milhares de outras pessoas viram o evento em ecrãs gigantes em grandes pavilhões para acomodar a multidão excedente, foram para o Sr. David Miscavige, Presidente do Conselho de Religious Technology Center, à medida que ele inaugurou este novo centro espetacular.

“Não, não trocaria estar aqui convosco por nada neste mundo”, disse ele à multidão barulhenta e acolhedora. “Embora tenhamos aberto Orgs Ideais noutros epicentros culturais, megacidades de significância para todo o nosso movimento global, bem, esta coroa todas elas.”

“Afinal de contas, estão na Capital Cultural da Terra, e no topo de todas as listas dos ‘melhores’. A melhor arte. A melhor comida. A melhor… Torre”, disse o Sr. Miscavige. “E agora esta cidade também pode afirmar: o Melhor Edifício da Org Ideal na Terra.”

No meio da festa efervescente, o Sr. Miscavige também falou do legado da cidade como o lar daqueles que lutam pela liberdade.

“Há um património desta terra que não pode ser esquecido. Isto remonta às vozes fortes do vosso Esclarecimento em tempos passados”, disse o Sr. Miscavige. “Com isto quero dizer, aqueles que primeiro defenderam os direitos do homem, a dignidade do homem e que deram origem a uma frase praticamente sinónimo do espírito de hoje: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

“Digo que nada representa melhor esses ideais — e, de facto, a doingness necessária para alcançar esses ideais — do que a vossa nova Organização Ideal de Paris.”

O Sr. Miscavige lembrou a multidão que Paris foi o lar da primeira Igreja de Scientology em solo europeu, estabelecida em 1959, mas depois acrescentou: “É assim que estão prestes a criar a vossa própria lenda futura.”

A nova e notável Igreja de Scientology de Grand Paris, de 8600 metros quadrados, serve para esclarecer o crescimento explosivo da Igreja em todo o mundo — e significa a quarta Inauguração nas seis semanas anteriores. Esta tour de force envolta em vidro de seis andares, encontra‑se em primeiro plano para toda Paris contemplar — com vista para a A1, a autoestrada mais movimentada de França, e assim, será vista por mais de um quarto de milhão de pessoas todos os dias.

A Igreja está localizada no distrito da Grande Paris de Saint‑Denis e a poucos passos do Stade de France, o Estádio Nacional que realizará várias competições para os Jogos Olímpicos de Verão de 2024 em Paris, bem como a Cerimónia de Encerramento. Saint‑Denis servirá também de lar para a Aldeia dos Atletas Olímpicos.

Para além do exterior reluzente e do portal de madeira geométrico e moderno, o átrio elevado das instalações no interior reflete a presença de uma árvore sequoia encantadora. Os “anéis de crescimento” individualmente introduzidos no chão terrazzo e uma balaustrada circular alinhada com um padrão de folhas estendem o tema da sequoia à medida que os convidados sobem o espaço com cerca de 15 metros de altura, iluminado naturalmente pela enorme claraboia.

O novo e impressionante lar da congregação de Scientology mais antiga de França, foi expressamente concebido para servir as 20 regiões de Paris, para não mencionar todos os distritos da Ilha de França. Para esse fim, as instalações acomodam as muitas iniciativas de alcance e alianças multirreligiosas da Igreja com um toque de elegância. A capela acusticamente impecável está configurada para todos os tipos de eventos, incluindo fóruns religiosos, conferências de educação sobre as drogas e cimeiras de direitos humanos, e também serve de auditório para apresentações de todos os tipos — como se vê na música fascinante que iniciou a festa deste dia.

Entre as canções que fizeram a multidão pôr‑se de pé estava o hino original “For Liberty We Stand”. Todos os participantes bateram palmas e cantaram junto com os artistas:

A liberdade está aqui nas nossas mãos

Sim, podemos

Vive la França, esta é a nossa oportunidade

Estamos aqui pela liberdade!

Vários dignitários locais e parceiros da Igreja falaram a seguir nesta feliz inauguração, incluindo o Dr. Mouslim Fidahoussen, um proeminente erudito perito religioso e imam, que abordou o papel da Igreja na entrega de esperança, onde esperança falta por vezes, e especialmente através do código moral não religioso de L. Ron Hubbard, O Caminho para a Felicidade.

“Quando se trata de todas as pessoas”, o Dr.  Fidahoussen disse: “independentemente da sua raça ou fé, todos nós podemos concordar com estes objetivos principais da vida: ser feliz e ter a verdade. Vocês dão‑lhes uma oportunidade de encontrarem o seu próprio caminho para a felicidade.

“Até mesmo aqui no distrito 93, o vosso legado precede‑vos. As vossas equipas entregaram O Caminho para a Felicidade a lugares onde a felicidade provavelmente era considerada um conto de fadas”, disse o Dr. Fidahoussen. “Distribuição porta a porta nos bairros mais duros e entrega mão a mão em áreas comerciais, chegando a padarias, talhos e cafés — no total, vocês concederam milagrosos 40 000 exemplares pessoais e, ao fazerem isto, fizeram estas ruas sorrir.”

O Sr. Jean Maher, um perito internacional em direitos humanos que atuou como conselheiro em questões de direitos, tanto para os governos europeus como para os Estados Unidos, tomou conhecimento pela primeira vez da paixão da Igreja pelo tema há mais de uma década. Desde então, ele fez uma parceria para defender a adoção dos direitos humanos em França e no mundo inteiro. “É uma honra falar consigo neste momento inacreditável”, disse o Sr. Maher durante o seu discurso.

“Como cidadão de França, considero, certamente, um dever e uma honra levar adiante este legado dos direitos humanos. E a vossa tradição de serviço inclui entregar pelo menos 400 000 folhetos dos Direitos Humanos nas praças da cidade, nas estações de comboio e por toda a França. Com as vossas ações nas nossas comunidades, vocês estão a ajudar a criar uma sociedade que não é egoísta, mas sim uma sociedade em que as pessoas se respeitam umas às outras.”

O Sr. David Guyon, um perito em direito constitucional e conferencista universitário que lutou contra o comprometimento psiquiátrico forçado, trabalha lado a lado com a Comissão dos Cidadãos para os Direitos Humanos (CCHR). “Falo-vos hoje a partir da nossa parceria comum, ao procurar fazer brilhar a luz da verdade sobre a injustiça. A restrição da liberdade deve ser sistematicamente contestada e severamente combatida.

“O número de encarceramentos forçados em hospitais duplicou nos últimos anos neste país. E com 80 000 hospitalizações por ano, o cenário é realmente sinistro. Mas com a CCHR, consegui abrir as portas onde antes não podia, para contrariar este crescente abuso”, disse o Sr. Guyon. “Vocês são aqueles que quebram o domínio da psiquiatria e que devolvem a milhares de pessoas as suas vidas!”

O Dr. Petar Gramatikov é um representante da Iniciativa de Religiões Unidas e, como tal, tem filiação no Comité das Nações Unidas para a Liberdade de Religião ou Crença. O Dr. Gramatikov elogiou o trabalho da Igreja na promoção do diálogo com outras religiões. “A comunidade inter‑religiosa internacional baseia‑se em criar uma sociedade mais calma e melhor para todas as religiões.

“Se querem saber quem é a voz do progresso inter‑religioso, são vocês: a Igreja de Scientology! Vocês demonstraram um compromisso incondicional com a unidade inter‑religiosa”, continuou o Dr. Gramatikov. “Ao fazer isto, estão a promover a paz, a parceria futura e a prosperidade futura. É praticamente desnecessário dizer que vocês estão na vanguarda entre os movimentos religiosos de hoje.”

A última oradora convidada, Elodie Maumont, é uma advogada tenaz que se especializa em defender as liberdades civis e a liberdade religiosa. “Hoje é a personificação da vossa persistência à plena luz do dia.

“Este momento é a vossa realização. Foi impulsionada pela vossa perseverança e pela vossa paixão. Se pudéssemos preservar apenas uma pequena quantidade da vida que dão àquilo que fazem, este mundo seria um mundo diferente, mais brilhante e pacífico. Estamos a pôr a Igreja de volta no meio da aldeia.

“Então, em honra do vosso Fundador e da sua visão, esta nova Org Ideal representa toda essa liberdade infinita para Paris e toda a França!”

Ao terminar a cerimónia, o Sr. Miscavige abordou a multidão. “E com isso, preparamo‑nos para dar as boas‑vindas a Paris, na sua totalidade. Assim começará o vosso novo legado, ao convidar o mundo para descobrir Scientology como nunca na história. Mas por agora, hoje, nós celebramos esta Org Ideal excecional na Cidade das Luzes.”

Nesse ponto, os milhares de paroquianos entusiasmados e os visitantes curiosos acorriam com empolgação à grande entrada da Igreja. Então, conforme a fita azul gigante no topo do edifício cintilante desceu, os fogos de artifícios dispararam, as serpentinas encheram o ar, as portas abriram e as multidões atravessaram o limiar para visitar este novo lar espiritual, a Igreja Ideal de Scientology e Centro de Celebridades de Grand Paris.

Não apenas para este dia, e não apenas para estes convidados, mas para toda a Paris, eterna. Vive la França! Vive Scientology!


A nova Igreja de Scientology e Centro de Celebridades de Grand Paris proporcionam à cidade uma apresentação a Dianetics e Scientology e a todos os programas humanitários apoiados pela Igreja, começando pelo Centro de Informação Público. Os seus expositores contêm mais de 500 filmes disponíveis em 17 línguas, que apresentam as crenças e práticas da religião de Scientology e a vida e legado do Fundador, L. Ron Hubbard. O Centro de Informação também proporciona uma visão geral detalhada dos célebres programas humanitários que a Igreja torna possível , incluindo uma iniciativa mundial da educação dos direitos humanos; programas amplos de educação, prevenção às drogas e reabilitação de toxicodependentes; uma rede global de centros de literacia e aprendizagem; e o Programa do Ministro Voluntário de Scientology que se tornou a maior e mais independente força de socorro do mundo. O centro está aberto para que os visitantes possam fazer visitas à vontade e voltar quantas vezes quiserem.

Além dos eventos da comunidade em nome da colaboração cívica, a Capela da Igreja é um espaço para todas as reuniões dos paroquianos de Scientology — incluindo Serviços Dominicais, Casamentos e Batizados. A nova Igreja também inclui várias salas para seminários e salas de aula, para além de uma dúzia de salas para a audição (aconselhamento espiritual) de Scientology.


As Organizações Ideais (Orgs Ideais) refletem a realização da visão do Fundador L. Ron Hubbard para a religião. Estas não só providenciam instalações ideais para servir os Scientologists na sua ascensão para estados de maior consciência espiritual e liberdade, mas também são concebidas para servir como um lar para toda a comunidade e um local de encontro para iniciativas colaborativas para o melhoramento dos cidadãos de todas as denominações.

A Inauguração da Igreja Ideal de Scientology e do Centro de Celebridades de Grand Paris é um momento marcante num 2024 já expansivo. Entre as Orgs Ideais abertas este ano está a Igreja de Scientology de Chicago, aberta no domingo, 3 de março, no coração do centro da cidade, na histórica Printer’s Row; a Igreja de Scientology Del Valle, abriu sexta‑feira, 1 de março, na Cidade do México, com 12 andares acima do enclave icónico da cidade; e a Igreja de Scientology de Austin, aberta no sábado, 24 de fevereiro, em frente ao campus da Universidade do Texas, no movimentado corredor central conhecido como The Drag — todas as três Orgs Ideais inauguradas numa corrida histórica de nove dias.

Ao todo, a Igreja abriu novas Organizações Ideais nas principais cidades de todo o mundo, incluindo: Londres, Birmingham e Dublin nas Ilhas Britânicas; por toda a Europa em Bruxelas, Roma, Milão, Pádua, Madrid, Berlim, Hamburgo, Estugarda, Copenhaga, Malmö, Amesterdão, Basileia e Budapeste; no Médio Oriente em Telavive; por toda a Costa do Pacífico em Tóquio, Kaohsiung, Auckland, Sydney, Melbourne e Perth; na África do Sul em Joanesburgo e Pretória; mais no Canadá em Quebeque e Cambridge; e nas capitais da América Latina da Cidade do México e Bogotá.

A expansão sem precedentes de Scientology é ainda representada pelas aberturas de novas Organizações Ideais por todos os Estados Unidos, incluindo: Cidade de Nova Iorque, Harlem, Buffalo, Washington, D.C., Atlanta, Tampa, Orlando, Miami, Nashville, Cincinnati, Columbus, Detroit, Twin Cities, Kansas City, Dallas, Denver, Salt Lake City, Phoenix, Las Vegas, Portland e Seattle. E só na Califórnia, em Sacramento, São Francisco, Los Gatos, San Jose, Silicon Valley, Ventura, Vale de São Fernando, Pasadena, Los Angeles, Inglewood, Orange County e San Diego.

Para uma lista completa das Igrejas Ideais de Scientology, visite Scientology.pt/IgrejasIdeais.


Para disseminar a mensagem de Scientology ainda mais amplamente e responder ao interesse impressionante sobre a religião, a Igreja lançou o seu próprio canal de TV por satélite, a Scientology Network, no Canal 320 da DIRECTV, que também transmite em direto em pt.scientology.tv, bem como em várias plataformas em 17 línguas por 24 fusos horários.